Antes e depois

A algum tempo, aprendi que neste fio interminável, que por sinal ate tem um termino, que e a nossa vida, que tudo tem um antes e um depois. O antes de um por do sol que conhecemos como o numacomido numa tentativadia, e o seu por vezes parecer eterno quondee e a noite. A tristeza que antecede a amargura e as lágrimas que a precedem. Um sorriso que vem antes da gargalhada que esta no meio da felicidade. Aquela plantinha pequenina que se torna num dente de leao que depois de sofrer a força do tao antigo quanto o tempo vento voa com este ou se desfaz em milhões de si próprio. Todas estas coisas e muitas mais tem estas facetas, estes ques, e nos na correria do Mundo que partilhamos apenas por vezes reparamos em algumas destas facetas, descurando as outras, ou então nunca realmente nos apercebemos de nada.
Aconteceu comigo. Aconteceu connosco. Não me peças para to explicar como deve ser. Só deus sabe que não o posso fazer. Eu era outra coisa antes de nos conhecermos. Era outra pessoa. Era negra. Apática. Nunca me ria ou quando o fazia era de escárnio pelas coisas idiotas que achava que as pessoas me diziam. As minhas unhas estavam sempre pintadas de uma cor escura. Ninguém aguentava ao pé de mim durante muito tempo. Não era simpatica. Talvez ainda não o seja nestes dias mas deus sabe que ainda era mais antipática antes. Apenas vestia preto, não havia qualquer tipo de luz na minha vida. Não havia compaixão, não havia amor, não havia sinceridade. Eu era como um ponto negro num túnel as escuras, sem saber por onde ir, sem saber o que fazer. Apenas fingia que tinha todas as respostas do Mundo. 

Talvez tenha sido isso que te fez aproximar de mim. Talvez tenha sido essa necessidade de me salvar quando eu própria não sabia que precisava de ser salva. Tu com esse casaco de cabedal negro, qual estrela de rock, mas no fundo um nerd como o resto de nos. Sentaste.te ao meu lado ao almoço, o teu sorriso enviesado que te dava um ar atrapalhado mas que te era tao adorável. Não o admiti e claro. Fiz como a tua presença me incomodasse. Tu foste insistindo. A pouco e pouco deixaste.me a ver cores. Todas as cores que nos rodeavam e que me mostraste com a tua música. Deixaste. Me com vontade de lutar, com vontade de ser, com vontade de fazer. Aprendi a pintar com as cores que me deste, a mais bela palete de cores que alguma vez alguem viu. As pessoas começaram a notar a minha mudança começaram a olhar para nos de lado. Nos riamo.nos disso. E isso. Fizeste.me rir. Mostraste.me a mais bela das melodias poderia estar inserida numa gargalhada. Deste.me a luz dos teus olhos que se refletiu em mim, como o mais belo dos diamantes se multiplicou em centelhas de luz. Iluminaste o túnel escuro em que me encontrava.. E a única e mais completa maneira que consigo explica.lo. Foi como se as cordas da tua guitarra me tivessem prendido a um objectivo, me tivessem prendido neste Mundo, apenaspara te eencontrar.

Mas agora estou num impasse. Voltou a existir um depois. De toda a nascente dr coisas que poderia ter aparecido, o depois foi aquela que chegou. Tiveste que ir embora. Foste obrigado a ir embora. A tua luz que um dia encheu os meus dias deixou de os iluminar, e a chuva regressou com as suas inúteis mas tal úteis nuvens negras. Foste.me tirado, roubado, arrancado. Deixou uma dor no local onde um dia tu ocupaste essa posição, e no fundo nada prometia ser igual como quando tu estavas comigo. Procurava todos os dias Por um sinal, uma coisa, algo que me fizesse lembrar de ti. Era uma busca incessante por coisa nenhuma. Suponho que era apenas algo a que me podia agarrar na tristeza do teu desaparecimento. 

Mas depois eu soube. 

Uma coisa que sempre me disseste... O sol volta sempre a brilhar quando menos esperamos. Que um sorriso nos surpreende sempre. Que as gargalhadas são fáceis e difícil e sofrer. Levo isto Numa tentativa.. Numa tentativa de escapar aquele lugar negro de Onde me tirasTe. Numa tentativa de que te orgulhes do que faço. E a tua presença para sempre marcada no meu corpo, o dente  de leão nas suas muitas vidas, o antes e o depois, o antes de ti, o durante e o depois na tua ausência que me custa cada vez mais e ao mesmo tempo cada vez menos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O nosso amar

Aquele homem imaginário e inventado

Autómato ou como na verdade, ela não esteve realmente aqui